domingo, 16 de outubro de 2011

Viajar fazendo quadrinhos, no sentido figurado.






Esse é o primeiro texto deste blog, que fiz para manter um contato com as pessoas que gostam do meu trabalho, e caso você ache muitos erros ortográficos aqui, lembre-se de que não tive uma boa educação escolar e que sou muito preguiçoso para aprender a escrever corretamente.

Neste ano fui convidado para participar de uma mesa sobre quadrinhos biográficos, junto com o Toni (Roteirista da biografia do LuLa) e o Laudo (que fez o quadrinho, História do Clube da Esquina) no 1º FAQ, Festival anual de quadrinhos de Salvador.

Legal que estão aparecendo mais festivais de quadrinhos pelo Brasil. Ano passado fui no 1º Rio Comicon e ser convidado para esses festivais tem sido minha forma de conhecer meu país.

Até hoje eu viajei poucas vezes de avião e mais da metade da viagem de ida a Salvador não conseguia pensar em outra coisa que não fosse a morte, mas preferi arriscar a vida voando duas horas e meia, do que dois dias dentro de um ônibus, certo?

Essa foi minha primeira vez em Salvador, é uma cidade grande com todas as coisas boas e ruins de uma metrópole e com aquele mar azul é difícil o lugar não ser lindo. Também ficamos num puta hotel bacana de frente pro mar, num esquema patrão, foi classe A.

Voltando ao festival, no primeiro dia assisti a homenagem ao Mauricio de Sousa ao lado do quadrinista Gustavo Duarte. Ficamos realmente impressionados com a reação dos fãs, o cara é um pop star mesmo, ele contou uns causos muito legais também e deu pra ver que a cabeça do dele ta a mil, com diversos projetos. Legal ver esse gás num cara que já fez tanta coisa.

Alem de participar da mesa dos Biográficos, dei uma oficina e ouvi de muitos participantes sobre como era importante para eles ter esse contato com autores novos de quadrinhos e como isso estava sendo um incentivo para fazerem seus próprios quadrinhos. Essa galera da oficina era bem legam, com gente de muito talento mesmo.

Também achei bem legal a escolha dos quadrinistas que participaram do festival.

Levaram artistas com trabalhos bem diferentes desde a galera do independente até um pessoal com uma projeção maior dentro do mercado de editoras.

Gostaria de ser convidado todo ano para o primeiro festival de quadrinhos de um Estado diferente.

2 comentários:

  1. Muito bom, reconhecimento merecido, parabens Caeto! conhecer novos estados é sempre legal, atraves das HQs então..haha classe!!

    ResponderExcluir
  2. Festivais de quadrinhos são um grande incentivo para novos artistas, me senti genuinamente iluminada com a troca de experiências com pessoas tão talentosas, com tanta coisa para contar e compartilhar. Espero que o FAQ em Salvador continue por muitos anos e que você, com seu trabalho sensacional, esteja em todos eles!

    ResponderExcluir